21º Animextreme: Desrespeito e desorganização marcam uma das maiores feiras do Brasil


Estava programado para ocorrer hoje (18/outubro), em Porto Alegre, a 21ª edição do Animextreme, evento multitemático que reúne milhares de fãs das mais diversas modalidades, indo desde anime/mangá até RPG, games, cinema, televisão etc. Entretanto, uma série de problemas arruinou a feira.

Mais informações em "Leia Mais".



Esta seria a terceira vez que o Animextreme aconteceria na Fiergs, um dos maiores centros de eventos da capital. Também viria a ser a primeira vez que Orbem estaria lá cobrindo as atividades que nas edições passados se mostraram bem feitas. Boas atrações e convidados, desfiles de cosplay, salas temáticas e diversas bancas para compras, tudo isso utilizando o amplo espaço da Fiergs.

Com o início do evento marcado para as 11 horas da manhã deste sábado, desde muito antes centenas - que logo se tornaram milhares - de jovens se reuniram em frente ao Centro de Eventos aguardando a abertura do portão que jamais ocorreu. Dias antes, as chuvas que atingiram o estado preocuparam o publico, o qual temia pelo cancelamento da feira, mas a produtora divulgou que não haveriam problemas e que tudo estaria saindo como combinado.

De fato não foram as chuvas que causaram o transtorno, e sim a simples incompetência dos organizadores. Segundo o site da Zero-Hora, o evento estaria sendo adiado devido a problemas envolvendo a liberação do alvará de Plano de Prevenção Contra Incêndio, e que o Corpo de Bombeiros estaria realizando vistorias no local. A produtora AFAR, responsável pelo anime, se defendeu alegando que os bombeiros não realizaram a vistoria antes por estarem ocupados atendendo aos chamados decorrente dos temporais na região.

Convenhamos: Após a tragédia na Boate Kiss há mais de um ano, a documentação e a emissão de alvarás é algo que deveria ser planejado com muita antecedência, justamente para evitar incidentes como estes. Numa divergência de informações, descaso e empurra-empurra de responsabilidades, o publico da feira permaneceu por horas em pé nos portões da Fiergs, aguardando qualquer pronunciamento oficial dos organizadores, mas nem isso foi dado.

"O que dizer do Animextreme 21ª edição?", disse Richard, vindo de Gravataí ao ser questionado a respeito. "Fiasco", respondeu Gustavo, da mesma cidade, não precisando de mais palavras para exemplificar os pensamentos de todos ali. Richard falou ainda que estivera esperando pela abertura dos portões desde a manhã, e lá permaneceu até o início da tarde, quando boatos dispersos passaram a dizer que a feira havia sido cancelada. E ele não foi o único. Milhares de pessoas, vindas de todos os lugares - algumas até de fora do estado - em caravanas, enfrentado o mau tempo e a espera confusa, cosplayers deixados na rua com a chuva ameaçando desabar o tempo inteiro.
Richard também deu sua opinião a respeito do que fazer com as pessoas prejudicadas, alegando que remarcar o evento seria a melhor opção. De fato seria, mas a produtora, após passar o dia inteiro sem maiores informações e com o site fora do ar, pronunciou outra coisa:


Irresponsabilidades à parte, os convidados também foram pegos de surpresa pelo cancelamento repentino. Famosos da internet como Jovem Nerd e Azaghal, o youtuber Luba, a cantora Isis Vasconcelos e vários outros que compareceriam ao evento, estiveram presentes nas redes sociais, tão confusos quanto o publico. Além dessas atrações muito esperadas, ainda estariam presentes o pessoal do Parafernalha, do Um Joystick, Um Violão e muitos outros.





Apesar de tudo isso, não foram registradas confusões ou casos de violência, mostrando que ao menos o publico tem respeito. O Animextreme será mantido no domingo, dia 19 de outubro, com a abertura dos portões as 9 horas.
Eu esperava trazer fotos, relatos e a cobertura do evento, mas infelizmente só o que restou foi esse retrato de vergonha...





Nenhum comentário:

Postar um comentário